PERSONAL BRANDING: O QUE É?
Novos tempos nos levam a novas necessidades e o Personal Branding é fruto direto das transformações de mercado, de público e de carreira. Dentre algumas definições, acredito que a mais completa seja aquela que indica Personal Branding como um processo de construção e gestão de uma marca pessoal única, distinta dos concorrentes e autêntica, em um universo onde os diferenciais são escassos e os profissionais são comodities.
COMO SURGIU O PERSONAL BRANDING?
Para quem não sabe, o personalbranding deriva do Branding, formato utilizado para construção e gestão demarcas de produtos e serviços para empresas. Historicamente não existiam tantasempresas, vendendo tantos produtos, com tanto poder de logística. Com aevolução dos negócios, o surgimento datecnologia, a diminuição das barreiras físicas e da quantidade de concorrentes,a dinâmica passou a ser outra. Diante desse novo cenário, aumentou anecessidade de se construir marcas de produtos com base em seus diferencias, eprincipalmente, com base na experiência que estas marcas podem promover na vidados clientes.
No universo das marcas empresariais,exemplos como Apple, Nike, Zara, Starbucks etc, além de se diferenciarem pelosprodutos que fabricam em termos de qualidade, design e utilidades elas tambémnos geram uma emoção, um conceito, uma sensação, que ocorre de acordo com as suascaracterística. Este conjunto de elementos materiais e imateriais é o quechamamos de Brand ou Marca, e ao processo de construção e gestão desta marcachamamos de Branding.
Fazendo uma analogia, do conceito demarca para produtos foi criado o Personal Branding, para construção e gestão damarca pessoal. Esta comparação conta com inúmeras diferenças, por motivosóbvios, sendo a principal é que marcas podem ser criadas em todos os seuselementos e moldadas de acordo com a necessidade das empresas e do mercado, jáas pessoas contam seus próprios atributos, DNA, talentos, características,valores e propósitos diferentes, que as tornam únicas e especiais. Extrair essa personalidade, identificar aposição profissional que melhor se adapta e comunicá-la de forma clara eprecisa são os elementos essenciais de um trabalho de Personal Branding.
Dado que já explicamos o quesignifica o Personal Branding, agora pergunta-se porque eu devo me preocuparcom a minha marca pessoal e como esta marca diferenciada pode ajudar nos meusplanos profissionais?
QUEM É O ESPECTADOR NA COMUNICAÇÃODO TRABALHO DE PERSONAL BRANDING?
A todo momento nesse texto você verámenções sobre “público” , “interessados”, “audiência” e pode estar seperguntando, quem são exatamente as pessoas que serão abrangidas com o meutrabalho de personal branding?
Desde que tenha uma relação diretacom você ou o seu trabalho e seja impactado pelo valor que você entrega estapessoa será o seu espectador. Seus colaboradores, superiores, clientes,família, networking, professores, etc.... toda a sua rede de contato seráimpactada pelo seu branding pessoal.
Vale dizer que existe um públicoprincipal o qual você irá dialogar, e a sua identificação é extremamente necessário porque facilita muitona criação ou manutenção de uma estratégia positiva da imagem, mas o públicoperiférico também é importante, na medida em que eles podem vir a ser o seu planofuturo. Ou seja, o espectro é bem amplo.
COMO O PERSONAL BRANDING PODE AJUDARNA MINHA CARREIRA?
Primeira resposta que vem a cabeça étambém a mais simples:
Porque énecessário se DIFERENCIAR! Nos dias de hoje o diferencial possui umanova conotação muito distante da que tínhamos antigamente.
Alguns itens que tinham peso extrapara análise de um profissional, hoje já são considerados como pré-requisitobásicos, tais como:
Ter frequentado as melhores universidades;
Ter fluência em inglês ou espanhol;
Dominar as ferramentas básicas de tecnologia;
Oferecer serviços com pouco valor agregado aosclientes;
Então se estes domínios não são maisos primordiais em uma carreira, quais passaram a ser estes diferencias? Ao quetudo indica, a maior habilidade esperada do profissional atualmente é oautoconhecimento, porque é dele que se origina quem você é essencialmente,quais as competências (além das técnicas) que serão necessárias desenvolverpara cada tipo de atividade, e se existe uma conexão entre a sua vida pessoal eos seus objetivos profissionais. Este conjunto de elementos é o que diferenciaos profissionais atualmente.
Porque é preciso criar AUTORIDADE sobre otema que você é (ou pretende ser) especialista.
Ser autoridade em algum tema querdizer que a pessoa dispõe de conhecimento suficiente para informar einfluenciar outras pessoas, o que por consequência, pode elevar o seu valorcomo profissional no mercado ou gerar maior número de negócios. Contudo, aeficácia deste elemento só é percebida da forma como dito, em aumento de valoragregado ou de número de negócios, quando ela é a junção de dois pontos: o altograu de conhecimento técnico + visibilidade e o reconhecimento do público.
Ser conhecido como o “melhor”profissional ou melhor prestador de serviço, por si só já não é uma tarefafácil, mas além de percorrer o caminho da excelência é necessário mostrar o seuconhecimento, informar e gerar conteúdo. Ocorre que até pouco tempo atrásexistia uma premissa que não era necessário se esforçar para demostrar aomercado, esperava-se que somente com o acúmulo dos grandes feitos profissionaiso reconhecimento viria de forma automática. Na era da informação esse contextomudou drasticamente.
Porque é preciso gerenciar a sua REPUTAÇÃO,de forma intencional, de acordo com os seus objetivos na mente do seu“público”.
Pode parecer clichê, mas ainda setrata de uma pura verdade: quer você queira ou não a sua imagem está sendo criada,e a sua marca ainda é aquilo que falam de você quando você sai da sala.
Em uma breve síntese sobre a imagem damarca, podemos dividi-la em:
Imagem projetada – aquela que intencionalmente écomunicada ao público;
Imagem percebida – aquela que efetivamente épercebida sobre você;
Fato é, seja ela a projeta ou apercebida, controlar a imagem que terceiros têm sobre você não é possível, oque pode der feito é influenciar esta percepção de terceiros, ao longo dotempo, baseado em uma estratégia de comunicação consistente e coerente. OBranding gerencia a ligação das duas áreas e do processo de entendimento damarca frente a todos os interessados
MUDANÇA DE COMPORTAMENTO INTERNA
Os motivos que podem trazer umprofissional a pensar sobre o sua carreira de forma estratégica, e baseado emseus potenciais, podem ser diversos, depende intrinsecamente do momento de vidae da personalidade de cada um, alguns valorizam um pouco mais a segurança eestabilidade e outros que entendem o risco de deixar a carreira a deriva como partedo contexto. Deixo a sua necessidade para uma reflexão apurada do tema.
Contudo, a contribuição mais efetivaque o personal branding, como nova forma de gestão de carreira, tem a dar aomercado é a criação de um mindset diferenciado, onde o profissional tem aresponsabilidade integral de seus atos, seja ele corporativo ou empreendedor. Nãocabe mais a empresa, terceiros ou ocorrências da vida (economia, desemprego,falta de clientes) a responsabilidade pelo seu desenvolvimento profissional.Cada individuo se transforma no protagonista da história, sendo responsável porsuas falhas, e acima de tudo, pelas vitórias criadas na sua vida.