IMAGEM PESSOAL NOVOS TEMPOS, MENOS DRESSCODE E MAIS COMPORTAMENTO

A discussão acerca da imagem pessoal e os reflexos que ela traz para o contexto profissional do indivíduo tem ganhado cada vez mais adeptos. Muitas pessoas não compreendem o motivo da imagem pessoal ser tão importante para o seu futuro profissional, e muitas outras se quer sabem definir o que seria uma imagem pessoal e uma imagem profissional, e é isso que vamos tentar esclarecer a seguir, trazendo ainda pontos importantes quanto ao desenvolvimento da imagem pessoal na atualidade.

COMO DEFINIR IMAGEM PESSOAL?

A imagem pessoal está relacionada a maneira como se é vistona sociedade, como o outro te enxerga. Existem dois aspectos da Imagem quemerecem ser considerados: primeiro, a partir do entendimento que você tem sobrea sua personalidade, seus gostos, interesses e valores, intencionalmente se comunicaeste conjunto de elementos intangíveis  atravésda sua imagem, esta demonstração consciente chamamos de Imagem Projetada. Efetivamente,aquilo que é percebido da sua imagem nos outros, seja na estética,comportamento ou forma de comunicação é o que chamamos de Imagem Percebida.

            Portanto, aImagem é construída a partir da avaliação que os outros fazem dascaracterísticas, qualidades e defeitos que uma pessoa apresenta. A grandeproblemática surge quando não se verifica coerência entre as duas formas depercepção, ou seja, o que você é ou quer transmitir não está sendo corretamenteinterpretada pelo seu público.

Para entender estes conceitos é necessário superar a ideiaque o que você transmite através da sua imagem é algo superficial ouirrelevante. Se você é cético neste sentido, e acha que a imagem não agregatanto a sua condição profissional, deve ao menos concordar que, uma imagem nãocondizente ou mesmo depreciada pode atrapalhar muito a trajetória pessoal ouprofissional.

Pense então em como as pessoas à sua volta te vêm e o porquêdisso. Vale lembrar que cada profissão tem peculiaridades em sua imagem e comunicação.Se você é um advogado, executivo, médico ou profissional de áreas maisconservadoras deve ter uma postura compatível com o seu mercado, nívelprofissional, o que pode mudar estrategicamente se a sua profissão se enquadraem segmentos mais modernos ou menos rígidos.

É isso que o seu público espera de você, e se você não emitiruma postura coerente para os seus cientescertamente irá ter um retorno negativo no seu sucesso profissional.

Uma boa imagem pessoal traz confiança, credibilidade erespeito. A sua imagem é você, e um cliente, por mais que não conheça o seuserviço, irá te enxergar como a sua melhor opção de escolha, a isto chamamos deboa reputação, e esta, para ser consistente  é um processo demorado, gerado a partir deconhecimentos mais aprofundados das ações e posturas do indivíduo.

IMAGEM PESSOAL NOS DIASDE HOJE

Quando nospropomos a discutir a temática da imagem pessoal, devemos ter em mente que,assim como tudo no mundo, ela se reveste de mutabilidade, ou seja, a ideia deimagem pessoal se adequa com os anos as novas concepções sociais.

Para melhor explicar,vamos voltar no tempo, onde o termo executivo era relacionado diretamente a umapessoa que trajava terno e gravata, com uma pasta ao lado e o cabelo bempenteado.

Essa era umaconcepção primordial para a imagem de um homem de sucesso, uma posição de respeitoe confiança. Nesta definição de imagem o elemento comportamento tinha pouca influência,e quase não havia  flexibilidade para darnovos formatos, mais autênticos e diferenciados,

Os tempos mudaram, a sociedade passou a compartilhar de umavisão mais humanística de mundo, as interações sociais passaram a ser levadaspara dentro do mercado de trabalho, e as organizações e profissionais liberaispassaram a ter que se adequar às novas exigências do público.

Digamos então que não basta parecer, é preciso ser! Então o DressCode já não tem tanta importância se este não representar a seu estilo de vida e postura profissional... Uma roupa bem posta não supera uma atuação competente e justa na sociedade ou um caráter reto e um posicionamento louvável.

Como podemos ver, ocomportamento reflete muito mais do que a forma de se vestir na sua atuaçãoprofissional.

Invista então na sua personalidade, aprimore os seus pensamentose valores, evidencie suas particularidades, suas crenças, seus gostos, torne-seum profissional de respeito no seu meio.

Se você ainda tem dúvidas de como trabalhar a sua imagempessoal e se adequar as novas tendências e necessidades do mercado, entre emcontato com a equipe da Pérgano e veja como podemos te auxiliar no seucrescimento profissional.

Anterior
Anterior

MARKETING PESSOAL CONTEXTO E DICAS ATEMPORAIS

Próximo
Próximo

PERSONAL BRANDING: O QUE É?