PERFECCIONISMO

Todas as pessoas almejam em suas vidas algo mais. Tendemos a viver em busca de um objetivo específico, seja ele voltado à vida pessoal, financeira, familiar ou profissional.

Mas apenas nutrir um desejo intenso por um sonho ou objetivo não é o bastante, em especial nos dias de hoje. Com a correria do cotidiano, onde acabamos por focar no agora, no imediatismo desesperado do dia a dia, deixamos de lado questões importantes como nosso crescimento pessoal e nossos objetivos de vida.

Essa é a realidade de muitaspessoas. Assim, o mundo se torna repleto de indivíduos frustrados que querem iralém do que já conquistaram, mas não sabem como ou perderam a coragem para fazê-lo.

O comportamento perfeccionista

Você já deve ter ouvido poraí, em especial quando perguntam sobre um defeito que a pessoa considerarelevante em sim mesma, alguém responder: “Eu tenho uma tendênciaperfeccionista”, e na maioria das vezes essa frase vem com um certo apelo deautoelogio por trás.

Mas como diz o ditado: “Tudoque é demais atrapalha.”

Você se lembra dos tempos daescola? Tenho certeza que na sua sala tinha aquele aluno que tirava 9,9 e caíano choro por que não tirou 10. Esse comportamento pode parecer louvável deinício, o aluno aplicado que só tira notas perfeitas, mas por traz disso temuma pessoa frustrada, com sentimentos conflitantes e um caminho complicado pelafrente.

A verdade é que operfeccionismo pode ser uma faca de dois gumes. Se a pessoa souber usar isso aseu favor pode se tornar um excelente profissional, é uma questão de adaptação.

Mas se esse comportamentocomeçar a atrapalhar a vida da pessoa, ele passa a ser nocivo, e aí mora operigo. Esses indivíduos se tornam mais vulneráveis a problemas como depressãoe de autoestima.

O indivíduo perfeccionista temalgumas características básicas:

  • Buscam a perfeição em tudo;
  • São pessoas muito críticas;
  • Alto grau de competitividade;
  • Não aceitam erros e críticas;
  • Dificuldade para trabalhar em equipe;
  • Falta de confiança nas pessoas;
  • Procrastinação;
  • Atrasos nas tarefas e atividades;

Por que o PERFECCIONISMO podeme atrapalhar?

O Perfeccionismo é um comportamento que leva as pessoas a buscarem o máximo de perfeição no que fazem e são.  A ideia fixa que a pessoa tem de não poder errar, de ser sempre o melhor em tudo.

É claro que ser o melhor e buscar fazertudo muito bem feito, não deve ser visto inicialmente como um problema, essa éuma característica que faz muita diferença na vida pessoal e profissional dapessoa. Quem não quer um profissional exímio, que cumpra os prazos àrisca, que faça tudo nos mínimos detalhes?

Por outro lado, o perfeccionismo podeser um entrave na vida da pessoa, o que pode limitar e muito seu sucesso. Evocê deve estar se perguntando o porquê, e é isso que vamos ver agora.

Os reflexos do PERFECCIONISMO no seudesenvolvimento

O perfeccionismo faz com que a pessoadesenvolva uma rotina de cobranças muito alta que acaba interferindo na suarelação do dia a dia.

Essa rotina de cobranças se torna umcampo minado na vida da pessoa, ela nunca está satisfeita com os resultados quetem, o serviço nunca está bom o suficiente, ela nunca é boa o bastante em algo,isso gera uma atmosfera de insegurança e insatisfação pessoal que a longo prazopode se transformar em um problema maior.

A pessoa exige tanto dela mesma que issopode levá-la a um processo autodestrutivo.

No crescimento pessoal essa cobrança excessiva e busca pela perfeição impede a pessoa de evoluir, ela não é capaz de traçar e buscar objetivos maiores, ficando limitada aos resultados do agora, isso impede que ela consiga ir adiante, limitando o seu sucesso.

Se você busca desenvolver oseu crescimento pessoal e tem como característica o perfeccionismo, aprenda adosar as suas atitudes, para que isso que não interfira nas suas metas eobjetivos diários.

Desenvolvimentopessoal é crescer como pessoa, é trabalhar todos os dias para se tornar alguémmelhor em todos os setores da vida, mas tornar-se melhor não significa serperfeito.

Erros são necessários para que possamos aprender, para que possamos compreender as nossas limitações e dificuldades e fazer disso um ponto aliado no nosso desenvolvimento.

SEJA UM PROFISSIONAL DE SUCESSO

[/pl_text]
[/pl_col]
[/pl_row]

Anterior
Anterior

NETWORKING: Saiba como ter uma rede de contatos de forma sadia

Próximo
Próximo

SEJA UM PROFISSIONAL DE SUCESSO: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE SE TORNAR UMA AUTORIDADE NA SUA ÁREA DE ATUAÇÃO