NETWORKING: Saiba como ter uma rede de contatos de forma sadia

Inicialmente, vamos entender o que é o networking.

Podemos definir networking como uma rede de contatos que possibilitaa troca de informações,colaborando para o crescimento tanto profissional quantopessoal do indivíduo.

É importante saber que não é simplesmente a questão de “termuitas conexões” nas redes sociais, é preciso que essas conexões agreguem valor.

Você pode se perguntarse isso realmente vai fazer a diferença para a sua carreira. E eu te digo, nósvivemos em uma sociedade altamente conectada, informações vão de um lado aoutro num piscar de olhos, e essas mesmas informações podem te colocar no topoou te levar para baixo em um instante.

Imagine isso no mundodos negócios, uma empresa desconhecida pode virar o ícone do mercado da noitepara o dia devido a sua rede de contatos.Isso é uma demonstração do que networking pode fazer por você..

Como construir uma rede de valor

Como mencionado acima, é preciso prezar em primeiromomento pela qualidade, então, não basta ter muitos contatos se isso não trazum retorno positivo para o seu negócio. Assim como, não basta procurar os seuscontatos apenas quando você precisa deles para trabalho, é preciso ter umequilíbrio nas relações. Vamospensar então nessa construção como umprocesso que exige alguns cuidados.

Primeiro, pense que umarede não se constrói sozinha da noite para o dia, ou seja, você precisa buscaras oportunidades, vá em eventos, interaja, busque “conexões”, e mais importantemantenha essas conexões ativas.

Aqui já entramos em outro ponto, a comunicação, o networking funciona principalmente por meio deconversas. É preciso ter coragem e ir em frente,faça contato, troqueinformações e conheça novas pessoas.

Faça disso umhábito, busque novos contatos, desenvolva novos relacionamentos e agregue valora sua rede.

          Agoraque você já tem uma rede ativa de contatos, se atente em mantê-los, mantenha-osinformados, agregue conteúdo de valor, em especial relacionado ao seu campo de atuação.

Quer mais algumas dicas?

Socialize

Bom, éexatamente no sentido que a palavra exprime, seja social, participe deencontros, conferências, eventos esteja engajado e interagindo com o seu setor.

Networking éalgo que pode ser aprendido, e cada vez que você pratica, como todo hábito,melhora a sua performance. Mas não basta trocar os “antigos”cartões paraacreditar que o trabalho foi feito. Nos bastidores você pode continuar a suaestratégia pesquisando se o novo contato tem perfil no linkdin, se tem um site,ou se está presente nas redes sociais para segui-lo, bem como, você podedescobrir pessoas em comum entre vocês. Um conhecido validando informações podeser muito valioso para os dois lados.

Lembre-se!Busque contatos que agreguem valor à sua rede.

Se mantenha atualizado

Se você quer estar engajado no seu ramo éimportante ficar por dentro do que está acontecendo em seu setor.

Então, busque notícias, informações, faça cursos deaperfeiçoamento, agregue conhecimentos que vão te auxiliar na hora de conhecernovos contatos e iniciar conversas significativas sobre tópicos profissionais.

Mas é importante não cair em uma antiga armadilha. Algumaspesquisas demonstram que o que mais causa insucesso entre as pessoas quedesejam aumentar o seu networking é o medo de não ter assunto para prosseguircom uma conversa. Para não incidir neste erro tenha um arsenal de informaçõesna manga para conversar sobre diversos assuntos, economia, cultura, viagensetc... abrangendo outras áreas de conhecimento, que não estejam somente ligadaao seu trabalho.

Assim fica muito mais fácil se tornar uma pessoaagradável e causar uma impressão de aproximação descompromissada, originandorelações mais fortes e interessantes.

Busque qualidade

Observeas características das suas interações atuais, a convivência com pessoasinteressantes e inspiradoras irá refletir diretamente na sua forma de agir einteragir, se conecte com pessoa que possam elevar o seu potencial.

E não seutilize das suas conexões apenas quando precisa delas. Ter relações sadiaspressupõe que você sabe ouvir o outro, se dispor a ajuda-lo, e isso ocorre nãosó quando você precisa. Essa é uma das chaves das relações humanas e de um bomnetworking. Todos querem se sentir acolhidos e sabem muito bem distinguirquando este comportamento é genuíno e quando é forçado.

Bom, vocêjá sabe por onde começar, então coloque em prática essas dicas e crie uma redede contatos eficiente e de qualidade.

Não seesqueça, manter essas relações é algo que deve ser trabalhado constantemente,são relações frágeis, por isso é preciso comprometimento, qualidade e confiabilidade.

Trabalhea sua imagem, busque o compartilhamento de informações relevantes, tenha algode valor para oferecer, e mais importante, mantenha-se conectado, sem interaçãonão tem resultado.

Anterior
Anterior

Novas áreas do direito

Próximo
Próximo

PERFECCIONISMO