Novas áreas do direito

Novas áreas do direito

Saiba o que o mercado jurídico tem para te oferecer

          O mercado de trabalho evolui, acompanha as mudanças enecessidades da sociedade e uma área que também vem se modificando e expandindopara comportar essas necessidades é a área jurídica. 

Segundo declaração dada peloConselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2010, o Brasil tinha 1.240 cursos paraformação de advogados , enquanto outras nações como China, Estados Unidos etoda a Europa somavam 1.100. Dados como este nos leva a pensar sobre asaturação do mercado atual.Para a maioria que sonha em ser um advogado deprestígio e ter seu nome em uma placa na porta do escritório, 5 anos defaculdade nem sempre é o suficiente, é preciso se diferenciar e inovar.

O Direito está evoluindo com asociedade, outros ramos, novas interpretações, é preciso estar atento a essasmudanças.

A questão é que, para quem busca uma renovação eposicionamento na área jurídica, o mercado dispõe de diversas opções, a exemplodo que iremos citar agora:

Direito Digital

Com a nova eradigital e as inovações tecnológicas, o Direito Digital é um ramo em ascensão,oferecendo muitas possibilidades. Ainda que o nome seja direito digital, elepossui uma abrangência grande, em questões de direito comercial, criminal,autoral e outros.

É um ramopromissor, que vai exigir do profissional um aprimoramento maior devido a constanteevolução tecnológica. Mas certamente um diferencial para quem quer seposicionar no mercado.

Arbitragem

A arbitragem já éum termo conhecido no ramo jurídico, mas agora, com a necessidade de umajustiça mais célere, que possa atender à sociedade de forma mais eficiente erápida, passou a figurar como um ramo em acessão.

A arbitragem é ummeio de resolução de conflitos geralmente utilizada em relação aos negóciosprivados. Há a exigência de qualificação profissional para que oprofissional  possa intermediar a relação.

É uma área que certamente trará muitaspossibilidades no mercado, principalmente para aqueles que se interessam em  Direito internacional.

Direito Ambiental

As questões ambientais têm sido cada vez maiscolocadas em pauta em todo o mundo. Há uma mobilização mundial por alternativassustentáveis que atinge todos os setores do mercado, inclusive o ramo doDireito.

Segundo estimativas, o Direito Ambiental é o quemais deve crescer ao longo dos próximos anos, além de abranger uma gama desubáreas de atuação, alcançando todos os demais ramos do Direito, a exemplo:

  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Civil
  • Direito Processual
  • Direito Penal
  • Direito do Trabalho

Compliance e ética 

Umponto que vem sendo colocado em pauta nas instituições no país é

a questão da ética, em especial após a entrada em vigor da Lei Anticorrupção, passou-se a ter uma preocupação maior com essas questões corporativas.

Issotrouxe uma outra vertente jurídica, chamada de Compliance e Ética, onde oprofissional atua com especialização para garantir a transparência naorganização e o cumprimento dos preceitos legais relacionados a éticacorporativa, auditorias e outros.

Existemgrandes universidades no exterior com especializações nesta matéria que sãoaplicáveis ao direito brasileiro, ao contrario de outras áreas que sãovertentes completamente diferenciadas da nossa legislação. Para quem pretendeestudar no exterior é uma ótima oportunidade.

Direito Médico, Biodireito e Bioética

O direito médico está relacionado às demandas judiciais no campo da saúde, atendendo não apenas os profissionais da área, mas também os pacientes que utilizam os serviços.

Esse ramo passou a ganhar forte impulsionamento a judicialização da saúde, a análise dos dilemas da ética médica, dos efeitos jurídicos e das implicações na tomada de decisões que podem ocorrer na área.

É uma opção aser colocada em pauta na hora de buscar uma especialização jurídica.

Então, pelo que se pode observar,o setor jurídico está em evolução, buscando acompanhar as necessidades sociais,e com isso, surge uma nova gama de possibilidades de atuação para quem buscainovar ou se estabelecer como profissional.

Paraos profissionais que desejam reingressar na carreira jurídica ou aqueles quebuscam um reposicionamento profissional, apostar em novos ramos do Direito podeser uma forma de se reencontrar profissionalmente.

Oprofissional deve aproveitar essas oportunidades, evidenciando as experiênciasque já carrega, agregadas aos novos conhecimentos e práticas das áreasescolhidas.

As oportunidades estãoaí, é preciso apostar na inovação e especialização para atender as necessidadese demandas do mercado e fazer disso uma oportunidade de crescimentoprofissional.

Anterior
Anterior

Por que devo cuidar do meu Desenvolvimento Pessoal?

Próximo
Próximo

NETWORKING: Saiba como ter uma rede de contatos de forma sadia