SEJA UM PROFISSIONAL DE SUCESSO: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE SE TORNAR UMA AUTORIDADE NA SUA ÁREA DE ATUAÇÃO
SEJA UM PROFISSIONAL DE SUCESSO
No mundo dos negócios, com tanta concorrência surgindo diariamente, assumir no mercado uma posição de autoridade em um segmento de atuação parece ser uma tarefa quase impossível.
Impossível não é, mas certamente é algo que irá demandarmuito trabalho, mas com foco é possível chegar lá. E aqui vamos falar um poucodos benefícios em se tonar uma autoridade em determinada área de atuação.
Bom, pense que você vai contratar um profissional paradeterminado serviço, de um lado você tem um profissional com anos de formação,estabelecido no mercado, com uma reputação impecável e muitas indicações, jáesteve em eventos sobre o assunto, tem algumas publicações assinadas, é overdadeiro expert; do outro um profissional com o mesmo tempo deformação mas não tão conhecido, pouco indicado, e que aparentemente não estátão por dentro das novidades relacionadas ao que você precisa.
É óbvio deduzir que você vai certamente preferir a primeiraopção.
Eu não preciso explicar muito para que você entenda então adiferença em ser e não ser uma autoridade em determinado segmento.
Vamos ver então algumas dicas de como você pode se tornar umaautoridade na sua área de atuação.
CUIDE DA SUA IMAGEM (PESSOAL EPROFISSIONAL)
Quando colocamos a questão imagem, falamos aqui em reputação. A reputação é a medida do seu talento. Um profissional com uma má reputação ou uma imagem “mais ou menos” não é considerado um grande profissional.
Mesmo que você esteja iniciando na área, ter uma imagem respeitada já te coloca a um passo de ser umareferência no setor.
Mascomo construir uma reputação?
Apesar da crescente utilização da internetpara divulgação de trabalhos e, como consequência, uma maior exposição para osclientes no mercado, ainda acredito que a reputação das pessoas ainda édeterminada principalmente pelas ações off-line. É preciso estar atento aposturas apresentadas em nosso dia a dia, apresentação a clientes,relacionamento com os pares/subordinados/chefes, entrevistas de empregos,condução de grandes projetos. Enfim, uma construção diária, que demanda tempo enem sempre todos os elementos estão em nosso poder.
Uma vez construída uma reputação éincrivelmente difícil muda-la, pessoas se apegam a um fato ruim que manchou aimagem daquele profissional e esquecem completamente de uma série de trabalhosperfeitos realizados no passado. Faz sentido que você se preocupe em como gerireste ativo tão importante.
Umacoisa que você deve se lembrar: Você é a sua marca.
Por mais que a vida pessoal não esteja diretamente ligada à profissional, saiba que o que você faz em uma reflete na outra. Isso serve para aqueles profissionais que acreditam que não há problemas em descuidar do comportamento on-line.
Uma grande quantidade de pessoas imagina que “o que eu faço na minha vida particular não espelha a minha capacidade profissional, e não diz respeito a ninguém”. Realmente, a princípio, a sua capacidade profissional não pode ser medida através de comportamentos pessoais, mas o fato é, estão todos montando um conceito sobre você, quer você queira ou não. Então, não seria melhor utilizar-se dessa exposição a seu favor?
Certo, então já sabemos que manter uma boa reputação é o ponto crucial dessa questão para se tornar um profissional de sucesso,mas vamos a outros:
- Desenvolva a identidade de sua empresa, definindo seus valores e sua missão no mercado;
- Ensine o seu público, faça com ele compreendam os benefícios de escolher a sua empresa ou serviço e não a concorrência;
- Trabalhe a confiança, comprometimento e pontualidade;
- Saiba reconhecer os seus erros e busque corrigi-los;
- Compartilhe conteúdo de valor (invista em um blog, site ou outro meio de comunicação onde você possa compartilhar conteúdo de qualidade e informação ao seu público);
- Invista no networking (uma rede de contatos que agregue valor ao seu segmento vai fazer com que você seja percebido de outra forma no mercado);
- Invista no seu negócio, se aprimore, faça com que o seu serviço ou produto seja efetivamente uma solução para as dores do seu público alvo.
Bom, acho que de maneira geral deu para ter uma ideia dos benefícios de se tornar uma autoridade em um assunto. Você ganha visibilidade, o seu nome vai ser lembrado quando pensarem naquele produto ou serviço, você terá mais indicações e com isso mais clientes,aposto que o seu negócio certamente será um sucesso.
Quando as pessoas pensarem no segmento que a suaempresa atua, elas automaticamente vão lembrar da sua marca.
Você já sabe como começar, então não perca tempo. Invista no seu negócio, trabalhe a sua imagem e seja uma autoridade no seu segmento profissional.
Confira nosso artigo sobre PERFECCIONISMO e saiba ate onde isso pode te ajudar ou atrapalhar.