BEM ESTAR E SAÚDE NO AMBIENTE DE TRABALHO JURÍDICO
BEM ESTAR E SAÚDE NO AMBIENTE DE TRABALHO JURÍDICO – entenda a importância de se pensar na qualidade de vida da equipe para atingir a melhor performance de seu escritório.
O cenário já era complicado, com o COVID ficou ainda mais complexo. Era extremamente comum encontrar advogados que, depois de passar por um período de muita pressão e cobrança no trabalho adoeceram e precisaram se afastar por um tempo para se tratar. Também não é para menos. O dia a dia estressante já era figura carimbada na vida do profissional, mas a chegada dos desafios desse novo formato de trabalho nos fizeram atuar de uma forma mais elaborada que o normal.
Os desafios não foram poucos: fazer gestão `a distância, aumento da quantidade de trabalho, questionamento sobre a qualidade de vida, enorme pressão emocional devido as questões de saúde que muitos passaram a enfrentar, sem contar os questionamentos sobre as novas tecnologias e o trabalho atual dos profissionais do direito.
Saúde e bem-estar dos funcionários esta diretamente relacionado a retenção de talentos e rentabilidade do escritório, estes são elementos indissociáveis no momento atual, juntamente com bons salários, benefícios e oportunidade de crescimento. O conjunto dos fatores relacionado a bem-estar e saúde podem gerar uma satisfação que dificilmente pode ser alçada apenas com benefícios financeiros.
Veja nesse artigo um pouco mais sobre o tema e a importância de ter um ambiente de trabalho que seja um fator de satisfação para os advogados e todos os profissionais que atuam em seu escritório.
DEFINIÇÃO DE BEM-ESTAR NO AMBIENTE DE TRABALHO
Engana-se quem pensa que bem-estar no ambiente de trabalho esta relacionado apenas a locais destinados para conversar, jogar, ou relaxar (os chamados locais de descompressão). Bem como, não estamos falando que bem-estar tem relação com manter-se feliz o tempo todo, ou ter uma equipe que não possui qualquer tipo de desavença. Isso seria irreal, pois não existe ambientes sustentáveis do ponto de vista de produtividade que funcione dessa forma.
O complexo contexto de bem-esta no ambiente de trabalho passa por uma relação saudável entre as equipes e os chefes/subordinados. Um local onde as expressões diversas e autênticas são bem vindas, e a tolerância ao erro faz parte integrante do processo de criatividade e inovação tanto buscado.
Além dos quesitos de bem-estar psicológicos, é esperado o equilíbrio do bem-estar físico, financeiro e social. Esse suporte tripartite vindo por parte das empresas e dos escritórios faz a diferença, como mostrado pela pesquisa apresentada pela Gartner, divulgado em maio/2022, onde os funcionários relatam que ao utilizar o suporte promovido pelas empresas 23% apresentam melhoria na saúde mental; 17% notam beneficio na saúde física e 23% passam a ter mais qualidade do sono.
O PAPEL DA FLEXIBILIADE PARA O ENGAJAMENTO/ MOTIVAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS
No mesmo levantamento realizado pela Gartner, e publicado pela Revista Você RH, maio/2022, mostrou que 59% dos profissionais mudariam de emprego e aceitariam uma oferta com base na opção de trabalhar de qualquer local. Nesse sentido, os colaboradores esperam das empresas mais flexibilidade nas relações, e a falta desse elemento vem causando movimentos de demissão em massa pelo mundo inteiro.
Guardadas as devidas proporções, nos escritórios de advocacia a flexibilidade também encontrou o seu espaço, e hoje se mantem como um elemento capaz de motivar ou engajar os advogados (e os demais colaboradores não advogados) a escolherem/permanecerem no local de trabalho.
POLÍTICAS DE BEM-ESTAR PODEM FAVORECER OS DOIS LADOS DA MOEDA
Assim como o bem-estar tornou-se um quesito de relevância na escolha dos profissionais, a sua presença também se tornou estratégico para as empresas, uma vez que a qualidade de vida dos funcionários ganha mais peso nas politicas de sustentabilidade dos negócios.
Se por um lado é visível a melhoria na qualidade de vida dos funcionários quando a política da empresa privilegia práticas possíveis para busca do equilíbrio, a recompensa para empresa pode vir em novos clientes, negócios e investimentos, especialmente de capital estrangeiro, cada vez mais antenado nessa necessidade de ordem social.
Nesse sentido, os escritórios que surfam nessa onda (que veio para ficar definitivamente) também têm vantagens diretas e indiretas. Quando se propõem a seguir a tendência do mercado, melhoram a seu endomarketing e constroem uma politica de bom relacionamento com seus funcionários. Por outro lado, essa politica assemelhada as empresas também alavancam os escritórios a se apresentar em iguais condições frente aos seus clientes, empresas e investidores.
DICAS PARA AUMENTAR O BEM-ESTAR NO AMBIENTE DE TRABALHO
Se a ideia do seu escritório é começar a investir em saúde e bem-estar para seus advogados e colaboradores, então veja as dicas simples que podem fortalecer as suas pretensões.
Ö promova a comunicação dos benefícios com clareza. Muitas iniciativas não são aceitas no ambiente de trabalho por falta de clareza na sua intenção;
Ö Incentive a conexão com as novas tecnologias, especialmente para o público mais sênior;
Ö promova melhorias físicas no ambiente de trabalho pensando na ergonomia dos ambientes;
Ö crie uma cultura de respeito e valorização mútuo nas equipes;
Ö concilie as atividades triviais com as atividades colaborativas;
Ö promova momentos de paradas e de interações saudáveis com os colaboradores, especialmente fora do ambiente do escritório;
Ö estimule a prática de atividades físicas;
Ö facilite a iniciativa de abertura de canais com profissionais da saúde mental;
Ö adote a flexibilidade de horários no que for possível;
BENEFÍCIOS NA PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR NO TRABALHO
Em termos práticos, os benefícios na promoção do bem-estar são quantificáveis e de fácil visualização nos relacionamentos interpessoais. Redução do absenteísmo, controle do estresse, redução do risco de doenças ocupacionais, redução com gastos em recrutamento, seleção e treinamento de novos funcionários, entre outros são formas de reduzir gastos com grande impacto na cultura da empresa e sua imagem perante o mercado.
Além de todos os argumentos de ordem prática, que aumentam a produtividade do negócio, estamos falando de gente, e esse é o principal elemento de formação dos escritórios e departamentos jurídicos. Pessoas fragilizadas precisam ser tratadas e esse olhar humano deve ser priorizado frente a qualquer outro, afinal gente é a nossa maior matéria-prima.