SOFT SKILLS: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES COMPORTAMENTAIS NO MERCADO DE TRABALHO
SOFTSKILLS: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES COMPORTAMENTAIS NO MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalhotorna-se cada vez mais competitivo com o passar do tempo. A cada ano surgemnovos pré-requisitos e necessidades que demandam aos profissionais habilidadesespecíficas para preencher boas vagas, que vão muito além da formação e doconhecimento técnico.
Neste artigo, vamosentender um pouco mais sobre o que são Soft Skills, quais as habilidadesmais procuradas pelo mercado de trabalho e como é possível identificar edesenvolver estas habilidades em você!
O QUE SÃO SOFTSKILLS
Sãoatitudes comportamentais inatas ou aperfeiçoadas por cada pessoa relacionadas àinteligência emocional e as habilidades sociais de cada indivíduo, que possuemimpacto direto na atividade profissional, por estarem intimamente ligadas acapacidade de gestão e de relacionamento interpessoal.
Trazendo paraum contexto mais técnico, SWIATKIEWICZ(014, p.678) dispõe que Soft Skills são: Habilidadesuniversais/transversais, não acadêmicas e não relacionadas com a formação oudesempenho de funções técnicas, traços de personalidade, objetivos,preferências e motivações, atributos de carreira, tais como: capacidade decomunicar, de diálogo, de resposta, cooperação com os outros, trabalho emequipe/grupo, capacidade de resolver problemas/conflitos, motivar, estimular,incentivar, facilitar, apoiar, saber adaptar-se, criatividade, iniciativa.
Antigamente, para se conquistar uma vaga de trabalho concorrida, sairia na frente o profissional que, além de experiência comprovada, tivesse um extenso currículo técnico, com especializações, MBA’s, mestrado, entre outros. É inegável que o conhecimento técnico é, e sempre será imprescindível como diferencial aos profissionais, especialmente em atividades extremamente técnicas como medicina, direito, engenharia, entre outros. Contudo, a experiência tem mostrado que para resolução de algumas situações o conteúdo técnico por si só não basta, é preciso ter mais a oferecer.
Ascontratações atuais se valem de várias metodologias para identificarcompetências e habilidades de comportamento, que são determinantes para odesenvolvimento dos trabalhos na nova conjuntura de mercado, especialmentequando estamos diante do chamado mundo V.U.C.A. (sigla em inglês para descrevero momento atual: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade).
Desta forma, no contexto em que vivemos, éimportante possuir competências técnicas, mas é fundamental estar aberto paraevoluir nas competências comportamentais. Aqui vale destacar uma expressãomuito utilizada no mercado: nós contratamos os colaboradores pelascompetências técnicas, e dispensamos pelas competências comportamentais.
Abaixo vamos compreender um pouco sobre aimportância das soft skills para o mercado de trabalho.
QUAIS AS HABILIDADESMAIS DESEJADAS PELO MERCADO?
Segundo estudo recente apresentado pelo Fórum EconômicoMundial as competências mais demandadas para o profissional do futuro são:
- Resolução de problemascomplexos;
- Pensamento crítico;
- Criatividade;
- Gestão de pessoas;
- Colaboração;
- Inteligência emocional;
- Capacidade de análise/julgamento e tomada de decisões;
- Orientação em servir;
- Negociação;
- Flexibilidade eadaptação;
Emcomparativo com as qualidades buscadas nos profissionais no ano de 2015,algumas competências se mantiveram no ranking como exponenciais. Chamou aatenção algumas mudanças como a criatividade, que na pesquisa anteriorestava em 10º. lugar, agora se encontra em 3º lugar; e a inteligênciaemocional, que não figurava entre as 10 primeiras no estudo anterior,passou a ocupar a 6ª posição.
Emprimeira análise, as competências mais desejadas são aquelas de difícilsubstituição pelas máquinas e pela crescente informatização dos trabalhos.Outra conclusão válida é que . Outra conclusão válida é que saem de cena ascompetências individuais e cresce a demanda por competências que priorizam asrelações e atividades de cooperação entre os indivíduos.
COMO DESENVOLVER SOFTS SKILLS
Você já paroupara identificar as suas principais habilidades comportamentais e quais ainda precisamser desenvolvidas?
A boa notíciaé que, como falamos, estas habilidades podem ser inatas, porém podem também serem desenvolvidas ao longo da sua vida.
As empresas,após entenderem a importância desta temática, debruçaram-se em descobrir osmelhores formatos para desenvolver em seus funcionários tais habilidades, sendoque as práticas são as mais diversas, indo desde meditação à atividades devoluntariado; de espiritualidade ao acompanhamento psicológico (especialmenteem momentos como da pandemia que estamos vivendo).
A maior dificuldadeem realizar treinamentos ou workshops realmente eficazes para desenvolvimento deSoft Skills é visualizar como uma exposição teórica sobre o tema poderá setransformar em aprendizado de impacto e permanente aos colaboradores. Comodesenvolver empatia, colaboração, criatividade ou pensamento crítico? Trata-sede um desafio ainda em estudo, mas de suma importância para os novos tempos.
Neste mar deincertezas e questionamentos, nós acreditamos que o primeiro passo paradesenvolver uma competência comportamental começa em uma autoanálise. Entenderas suas qualidades, talentos, motivações, valores e propósitos são os elementosprincipais para iniciar o processo. Não é possível desenvolver uma relaçãosaudável e produtiva com os outros quando o indivíduo não se conhece. À partirdo momento em que ele se percebe e apresenta os seus elementos autênticos, asconsequências desta atitude serão automaticamente identificadas por seus parese superiores.
A autenticidade é a competência mestra neste sentido. O “ser autêntico” se vale de três elementos essenciais: o autoconhecimento, a integridade e a coragem. Em consequência destas forças o indivíduo tem uma série de comportamentos positivos como: autoconfiança; criam identificação/conexão; influenciam pessoas; geram confiabilidade e credibilidade e; expressam com clareza os seus sentimentos, pensamentos e valores.
A trajetória pela busca do conhecimento nunca é a mais curta ou simples, e neste sentido outra expressão de mercado também é bem apropriada, a chamada long life learning, para descrever a conjuntura atual da necessidade de aprendizado contínuo para se manter atualizado no mercado de trabalho. Portanto, não deixe para amanhã para se tornar o profissional que você quer ser. Comece a pensar agora no seu futuro e trabalhe as suas competências profissionais.